As fotos mais impressionantes dos últimos momentos da Sonda Cassini

0
51
A gravidade de Titã, maior satélite natural de Saturno, está sendo usada para conduzir o caminho de Cassini (Foto: NASA/JPL-Caltech)

Em abril, a NASA anunciu que a Sonda Cassini irá se aposentar depois de 20 anos de missão. Mais perto do que nunca de Saturno— e de seu fim — Cassini registrou e enviou à Terra diversas imagens do Senhor dos Anéis do espaço.

Para prevenir que a sonda não contamine as luas do planeta — como Titã e Prometheus, lugares com grandes chances de abrigar vida — a agência espacial planeja que Cassini se choque diretamente com Saturno, que é gasoso, e se desintegre em meio aos gases e as tempestades que formam o planeta. A missão de mais de 3 bilhões de dólares será finalizada em 15 de setembro.

“Foi um um gol na exploração espacial enviar uma sonda dedicada a explorar a atmosfera de Saturno”, disse Linda Spilker, cientista na JPL, em comunicado oficial. “E nós estamos estabelecendo uma base de exploração futura com essa primeira imersão.”

Os últimos passos de Cassini vão revelar novos dados sobre o planeta, sua atmosfera, nuvens, materiais dos aneis, e sua misteriosa gravidade e campo magnético. “É a glória de Cassini. Ela vai fazer ciência até seu último segundo”, declarou Spilker à Business Insider.

Enquanto ainda se mantém ativa, veja as fotos e as representações mais impressionantes que Cassini nos presenteou:

Duas novas visualizações de Titã mostram novos detalhes sobre a sua superfície, como nuvens e neblinas (Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)
Representação artística do que Cassini pode ter visto durante seus últimos mergulhos nas nuvens de Saturno (Foto: NASA/JPL-Caltech)
As nuvens de Saturno se parecem pinceladas porque as ondas fluem de acordo com a interação com a atmosfera de Saturno (Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)
Aproximação dos aneis de Saturno por Cassini (Foto: NASA/JPL-Caltech/SSI/Kevin M. Gill)
Vista da lua de Saturno Prometheus de dentro de um anel do planeta (Foto: RNASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)
Composição de cores falsas usando imagens captadas filtros vermelho, verde e ultravioleta (Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)
A luz do dia ilumina Saturno e seus aneis  (Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)
Vista noturna da lua Titã, de Saturno, destacando a nebulosidade do satélite natural (Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)
(Fonte Science Alert)
Loading...